top of page
Imagem do WhatsApp de 2023-10-17 à(s) 11.12.45_3299bdce.jpg

CREA-RS consolida ART Solidária para ajudar municípios em calamidade pública no Estado

CREA-RS consolidará ART Solidária para ajudar municípios em calamidade pública no Estado

Parceria com Governo do Estado irá estimular a reconstrução das cidades mais afetadas pelo ciclone. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS, em conjunto com a Secretaria Estadual de Habitação e Defesa Civil, está elaborando o Termo de Cooperação Técnica para acelerar a inspeção e produção de laudos das propriedades nos municípios mais atingidos pelas chuvas e enchentes no início de setembro.

O presidente em exercício, Eng. Civ. João Luis Collares Machado, reuniu-se, no dia 16 de setembro, com o secretário estadual de Habitação e Regularização Fundiária, Fabrício Peruchin; o coronel Luciano Boeira, chefe da Defesa Civil do Estado; e o prefeito de Encantado, Jonas Calvi, destacando o Programa Engenharia Voluntária, que está sendo desenvolvido em parceria com o CDER-RS, Senge-RS, Sergs e Abenc-RS, na qual os engenheiros gaúchos estão se voluntariando para o desenvolvimento de atividades técnicas necessárias neste momento.

Este termo contempla a ART Solidária, que respalda a emissão das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas pelos voluntários para os municípios em calamidade pública ao valor de R$ 2. "Dessa forma estimulamos a reconstrução das cidades, sem onerar os profissionais solidários", explicou Collares Machado.

Dúvidas sobre atribuições serão esclarecidas em consultas on-line

Dúvidas sobre atribuições serão esclarecidas em consultas on-line

É o CREA-RS+ perto ainda dos profissionais. Você tem um espaço para esclarecer dúvidas sobre atribuições diretamente com as Câmaras Especializadas do CREA-RS.

Uma consulta virtual e gratuita sobre atribuições profissionais. Será às terças-feiras, 28 de novembro e 12 de dezembro. No turno da manhã, das 10 às 12 horas, a Eng. Quím. Marilene Moraes irá esclarecer questões sobre as Câmaras Especializadas de Agronomia, Elétrica, Florestal, Geologia, Engenharia de Minas, Mecânica e Metalúrgica, Química e Segurança do Trabalho. Já, das 14 às 16 horas, a Eng. Civ. Manoela Triches tratará de assuntos atinentes à Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura.

Escolha a melhor data e faça sua inscrição aqui! Aproveite!

Voluntários oferecem conhecimento técnico aos moradores de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul

Voluntários oferecem conhecimento técnico aos moradores de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul

A primeira ação com os profissionais cadastrados no projeto Engenharia Solidária ocorreu no dia 16 de setembro nos municípios de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul. Participaram 18 engenheiros que, com o auxílio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e das Defesas Civis municipais, analisaram e produziram laudos sobre as condições das casas após as chuvas e enchentes que acometeram a região.

Engenharia Solidária: conhecimento técnico para a reconstrução das cidades atingidas pelas chuvas no Estado. Créditos: Arquivo CREA-RS

O CREA-RS está dedicado em contribuir com a reconstrução do Rio Grande. No primeiro momento, os profissionais atuaram na linha de frente, no mutirão de limpeza das ruas, casas e estabelecimentos. O Conselho, com o apoio das 44 inspetorias, entidades de classe e Associação dos Funcionários do CREA-RS arrecadou mais de mil peças de roupas, produtos de higiene e limpeza, entre outros itens que foram entregues na Ilha da Pintada no dia 15 de setembro.

Na segunda etapa da ação, foi formada uma rede de engenheiros dispostos a dedicar seu tempo e conhecimento técnico para avaliar os imóveis atingidos pelas tempestades e enchentes. De acordo com o presidente em exercício, eng. civil João Luis Collares Machado, essa é a contribuição que o Vale do Taquari precisa. "Estar aqui e conversar com os moradores me deu a certeza de que tomamos a decisão certa. O CREA-RS está presente nas comunidades e queremos ampliar o apoio aos municípios e a essas famílias", destacou Collares.

Voluntários oferecem conhecimento técnico aos moradores de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul

Profissionais do CREA-RS integram Programa Engenharia Solidária

Em Arroio do Meio, o bairro São José foi um dos mais prejudicados pelo excesso de chuvas. O voluntário Eng. Civil Eduardo Melo, de Porto Alegre, contou que a água atingiu o telhado de muitas casas, mas as estruturas estavam com poucas patologias. "A situação que nós estamos vendo aqui é bem crítica, as mobílias e equipamentos estão bem danificados", explicou Melo.

Voluntários oferecem conhecimento técnico aos moradores de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul

Moradora da região, a auxiliar de cozinha Crisiani Noll pediu ajuda ao ver os engenheiros voluntários no bairro. Ela estava preocupada com as condições da sua casa e não sabia a quem recorrer. "Eu estou me sentindo mais aliviada depois de ouvir as soluções trazidas e de que nossa residência continua habitável", contou Cris, sobre a moradia deixada de herança à família por seu pai.

Experiência técnica a serviço da comunidade de Arroio do Meio

No município de Cruzeiro do Sul, no bairro Passo Estrela, as chuvas e as águas do Rio Taquari atingiram forro, teto e o segundo andar de muitas casas. A dona de casa Nair da Silva Brandaliza mostrou as peças da casa que antes tinham móveis e agora estão vazias. "Na sala tinha um sofá, a TV, uma estante, mas perdemos tudo para a água. Da cozinha só restou a pia de material, a despensa se foi", lamentou Nair.

O cenário nas ruas era tomado por móveis no exterior das casas, roupas ao sol e entulho nas margens da calçada. Segundo o voluntário e conselheiro do CREA-RS de Novo Hamburgo, Eng. Civ. Plínio Cerutti Júnior, a comunidade está abalada, mas com muita garra para recomeçar. "Eles estão mais confiantes com a nossa presença aqui. Quando conversamos, eles se sentem mais seguros para fazer os reparos e retornar", compartilhou Cerutti Junior.

Voluntários oferecem conhecimento técnico aos moradores de Arroio do Meio e Cruzeiro do Sul

Em Arroio do Meio comunidade conversa com equipes da Engenharia

O Engenharia Solidária está aberto para os profissionais interessados, clique aqui para se inscrever. Além dos imóveis, os engenheiros são fundamentais para a reconstrução das redes de água e esgoto, elétrica e lógica, estradas e pontes.

O CREA-RS também está desenvolvendo uma parceria com o Governo do Estado. A proposta é firmar um Termo de Cooperação com a Secretaria Estadual de Habitação e Regularização Fundiária e a Defesa Civil para estruturar a contribuição voluntária dos engenheiros gaúchos, acelerar a produção dos laudos técnicos e possibilitar moradia segura para as famílias desalojadas e desabrigadas nas áreas prioritárias. Com essa parceria as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) emitidas por voluntários para os municípios em calamidade pública terão o valor de R$ 2.

CREA-RS Solidário arrecada doações para vítimas das chuvas no Estado

Entre os dias 08 e 14 de setembro o CREA-RS se mobilizou para colaborar com as populações dos municípios gaúchos atingidos pelas chuvas e cheias dos rios no Estado. Com o apoio da Associação dos Funcionários do CREA-RS (Afcrea), na sede e nas Inspetorias, foram arrecadadas doações de roupas, materiais de limpeza, produtos de higiene, brinquedos, entre outros itens.

CREA-RS Solidário arrecada doações para vítimas das chuvas no Estado

Donativos recolhidos na Capital foram entregues na Ilha da Pintada. Créditos: Arquivo CREA-RS

Em Porto Alegre, a 2ª diretora financeira do Conselho, a Geóloga Tamara Machado, acompanhou em setembro, as entregas dos donativos recolhidos na sede do CREA-RS à comunidade da Ilha da Pintada. Pelo interior, as arrecadações foram direcionadas aos municípios do Vale do Rio Pardo e Vale do Taquari, os mais atingidos pelas últimas chuvas no Estado.

Os itens doados na Campanha Solidária somaram mais de mil peças de vestuário, centenas de brinquedos, material de limpeza e de higiene, roupas de cama, cobertores, calçados, água mineral, ração para cachorros, entre outros.

O CREA-RS agradece a todos que colaboraram.

CREA-RS cria grupo de estudos para tratar de habilitação e fiscalização na área dos Recursos Hídricos

CREA-RS cria grupo de estudos para tratar de habilitação e fiscalização na área dos Recursos Hídricos

O presidente em exercício do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul (CREA-RS), Eng. Civil João Luis Collares Machado, recebeu no dia 31 de agosto, em Porto Alegre, membros do Departamento de Gestão de Recursos Hídricos e Saneamento (DHRS), vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema).

Na oportunidade, o presidente determinou a criação de um grupo de estudos para analisar questões relacionadas à habilitação dos profissionais que são responsáveis pela rotina de vistorias e fiscalizações das 10 mil barragens com portarias de outorga emitidas pelo DRHS. “O grupo de estudos fará o levantamento das informações para que, até o final do mês de setembro, possamos dar o retorno à Sema. Esta parceria entre os órgãos é de extrema relevância para a segurança das barragens no nosso Estado", disse o Engenheiro Collares.

As demandas foram apresentadas pelo diretor do Departamento estadual, o Geógrafo e Geólogo Luciano Cardone, e pelo chefe da Divisão de Outorga, Geólogo Carlos José Sobrinho da Silveira. Além deles, também farão parte do grupo de estudos os participantes da reunião, sendo eles: o coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Civil e Agrimensura (CEEC), Eng. Civil Dorli Pereira da Silva, e a coordenadora-adjunta, Engenheira Civil Cláudia Diehl; coordenador da Câmara Especializada de Agronomia (Ceagro), Eng. Agr. Matheus Stapassoli Piato, que também responde pela Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas (CCCAM); o conselheiro da Câmara Especializada de Geologia e Engenharia de Minas (CGEM), Geol. Adelir José Strieder; e o assessor Eng. Civil Nelson Kalil Moussalle.

Casa do Profissional na Expointer transmite Conselho em Podcast Agro

Casa do Profissional na Expointer transmite Conselho em Podcast Agro

Créditos: Arquivo CREA-RS

A Casa do Profissional do CREA-RS transmitiu ao vivo três episódios do Conselho em Podcast, que existe desde 2019. Nestas três edições, o tema é o Agro, no qual foram trazidos ao debate assuntos sobre Engenharia, Patentes e Inovação na Agronomia, Alimentação Animal e a importância da Aviação Agrícola para a Economia do RS.

Engenharia, Patentes e Inovação na Agroindústria

Com o tema Engenharia, Inovação e Invenções no Agronegócio: como usar a propriedade intelectual para gerar valor e proteção ao negócio? trouxe um bate-papo com o

Eng. MSc. Fábio Lopes Pinto, consultor e fundador da FF Tecnologia e Inovação Ltda., Engenheiro Metalurgista e mestre em propriedade intelectual e inovação, com mais de 30 anos de atuação em empresas privadas do mercado metalúrgico nacional, especialista em fundição de ferros e de componentes para tratores e implementos agrícolas. Construiu e apoia junto à FF o desenvolvimento de núcleos de inovação e de inteligência tecnológica por método próprio em empresas de vários segmentos industriais.

Com Rafael Oyarzábal, mestre em Propriedade Industrial e Transferência de Tecnologia, perito judicial, redator de patentes. Graduado em Administração e graduando em Engenharia. Sócio da SKO Oyarzábal Marcas e Patentes, empresa com mais de 40 anos de atuação em registros de marcas, patentes, desenhos industriais e softwares no Brasil e no exterior.

E William E. Bond, sócio-fundador e diretor executivo da Bondmann Química, indústria provedora de soluções químicas voltadas à qualificação e facilitação de processos e manutenções de diversas indústrias. Vencedora do Prêmio Nacional de Inovação pela CNI, atua nacionalmente a partir de seis submarcas, entre elas uma especialmente voltada ao Agronegócio: BD Agro.

Começamos com um fato histórico, a Eng. Agr. Leda Fontelles da Silva Tavares Paterna, neta do Engenheiro Agrônomo Leôncio de Andrade Fontelles, participou contando como o avô foi o precursor do primeiro voo agrícola.

Transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do CREA-RS, assista agora!

Alimentação Animal

O Engenheiro Agrônomo Luís Henrique Correia, coordenador de Unidades de Negócios · SIA Serviço de Inteligência em Agronegócios; e a Engenheira Agrônoma Elisabete Gabrielli, professora de Nutrição Animal da Ulbra e gerente de relacionamento com Instituições de Ensino Superior do CREA-RS, abordaram a produção de gado de corte e leiteiro.



A Importância da Aviação Agrícola para a Economia do RS

Este foi o tema do último podcast que reuniu os conselheiros da Câmara de Agronomia Engenheiros Agrônomos Roque Rutili e Hilário Thevenet Filho, além da Engenheira Agrônoma Leda Fontelles da Silva Tavares.

O podcast já começou com uma história que iniciou em 1947, na cidade gaúcha de Pelotas. A Eng. Leda trouxe a história de seu avô, Eng. Agrônomo Leôncio Fontelles, que fez o primeiro voo de um avião agrícola.

Na época, a região estava enfrentando uma praga de gafanhotos e os agricultores perdiam, às vezes, toda a produção para a voracidade dos insetos, contra os quais nenhuma técnica estava surtindo efeito. O Eng. Agrônomo Leôncio Fontelles, do Ministério da Agricultura, e o piloto Clovis Candiota instalaram em um biplano Muniz M-9, de instrução do Aeroclube de Pelotas, um equipamento encomendado por Fontelles em um funileiro local (a partir de relatos sobre operações aeroagrícolas em outros países).

Muita coisa mudou depois disto, mas o pioneirismo ficou. Também foi abordado o Projeto de Lei que visa proibir pulverização aérea de agrotóxicos no RS, muito criticado pelos Engenheiros Agrônomos.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page