top of page

Nós somos a força da engenharia, nós somos o Confea

Sou Alírio Ferreira Mendes Junior, tenho 35 anos, mineiro, de Sete Lagoas, casado, Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho com especialização em georreferenciamento de imóveis rurais, empresário, consultor e perito, cristão e prezo pela honestidade, ética e transparência.

 

Atuo ativamente em projetos a favor da sociedade e dos profissionais pertencentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua há mais de 14 anos, participando ativamente de Conselhos, Associações e da Administração Pública.

Meu propósito é promover a liberdade e a defesa da Engenharia, Agronomia e Geociência Nacional, a fim de tornar mais dinâmica e valorizada a atuação de todos os profissionais, movimentar o mercado de investimento, gerar emprego, renda e, consequentemente, proporcionar qualidade de vida e defesa da sociedade brasileira.

PROPOSTAS SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA

A decisão de candidatar-me ao Conselho Federal tem como objetivo agregar a experiência de quem conhece os bastidores do Sistema à liberdade que um presidente precisa ter para realizar as alterações necessárias e fazer o que precisa ser feito em prol da classe e da sociedade.

Juntos atualizaremos o Sistema Confea/Crea e Mútua para que a sociedade fique cada vez mais protegida e os profissionais que o sustentam sejam mais valorizados e capacitados para exercer a profissão. Para que isto ocorra, precisamos: 

Articular intensivamente o Congresso Nacional para rediscutir a legislação desatualizada que o Sistema apresenta, com uma eficaz atualização.

> Promover o aprimoramento da fiscalização especializada para atender as mais diversas modalidades do Sistema, para que seja realmente instrumento de garantia da melhor atuação profissional e proteção da sociedade e não meio de arrecadação.

 

Realizar vultoso debate nacional on-line acerca das taxas e anuidades do Conselho, avaliando as possibilidades de redução dos valores e sobre a gestão do Confea.

 

Trabalhar intensamente para devolver o protagonismo da Engenharia, Agronomia e Geociência no Brasil, garantindo a participação de profissionais nos debates relevantes.

 

Criar mecanismo que reduza a interferência do Confea junto aos Conselhos Regionais, visando mais autonomia aos presidentes regionais, escolhidos democraticamente pelos profissionais em cada estado.

Incluir os Programas Crea Jr., Programa Mulher, dentre outros, na nova legislação, o que possibilitará uma inserção real e participativa nos Conselhos, bem como criar programas de capacitação e valorização profissional.

Articular junto ao Congresso Nacional e ao MEC visando uma legislação específica para as grades curriculares dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências no Brasil, garantindo que os Conselhos participem das atualizações e aprovações.

Revisão de todas as Resoluções e Normas Técnicas do Conselho, readequando a fiscalização, intensificando-as ao leigo, defendendo a sociedade e garantindo a presença de profissionais habilitados diante de obras e serviços.

Garantir a transparência na atuação de todos os Conselheiros Federais e Regionais, apresentando, de fato, para a categoria a atuação de seus representantes.

Trabalhar intensamente na concessão de novas atribuições profissionais mediante realização de pós-graduação, viabilizando possibilidades de novos campos de atuação para todos os profissionais do Sistema.

Findar com o visto profissional, transformando o registro nacional em único para atuação em qualquer estado do Brasil.

Rediscutir a Semana Oficial da Engenharia, Agronomia e Geociências, bem como o Congresso dos Profissionais para que sejam amplamente participativos, menos onerosos e eficazes no debate nacional, com produtos e resultados bem detalhados para a sociedade e os profissionais.

  • Instagram
  • Twitter

@aliriomendesjr

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page