Nós somos a força da engenharia, nós somos o Confea
Sou Alírio Ferreira Mendes Junior, tenho 35 anos, mineiro, de Sete Lagoas, casado, Engenheiro Civil, Engenheiro Ambiental e Engenheiro de Segurança do Trabalho com especialização em georreferenciamento de imóveis rurais, empresário, consultor e perito, cristão e prezo pela honestidade, ética e transparência.
Atuo ativamente em projetos a favor da sociedade e dos profissionais pertencentes ao Sistema Confea/Crea e Mútua há mais de 14 anos, participando ativamente de Conselhos, Associações e da Administração Pública.
Meu propósito é promover a liberdade e a defesa da Engenharia, Agronomia e Geociência Nacional, a fim de tornar mais dinâmica e valorizada a atuação de todos os profissionais, movimentar o mercado de investimento, gerar emprego, renda e, consequentemente, proporcionar qualidade de vida e defesa da sociedade brasileira.
PROPOSTAS SISTEMA CONFEA/CREA E MÚTUA
A decisão de candidatar-me ao Conselho Federal tem como objetivo agregar a experiência de quem conhece os bastidores do Sistema à liberdade que um presidente precisa ter para realizar as alterações necessárias e fazer o que precisa ser feito em prol da classe e da sociedade.
Juntos atualizaremos o Sistema Confea/Crea e Mútua para que a sociedade fique cada vez mais protegida e os profissionais que o sustentam sejam mais valorizados e capacitados para exercer a profissão. Para que isto ocorra, precisamos:
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DO PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
AGRONOMIA
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
RAIO X DAS INSPETORIAS
NOTÍCIAS
> Articular intensivamente o Congresso Nacional para rediscutir a legislação desatualizada que o Sistema apresenta, com uma eficaz atualização.
> Promover o aprimoramento da fiscalização especializada para atender as mais diversas modalidades do Sistema, para que seja realmente instrumento de garantia da melhor atuação profissional e proteção da sociedade e não meio de arrecadação.
> Realizar vultoso debate nacional on-line acerca das taxas e anuidades do Conselho, avaliando as possibilidades de redução dos valores e sobre a gestão do Confea.
> Trabalhar intensamente para devolver o protagonismo da Engenharia, Agronomia e Geociência no Brasil, garantindo a participação de profissionais nos debates relevantes.
> Criar mecanismo que reduza a interferência do Confea junto aos Conselhos Regionais, visando mais autonomia aos presidentes regionais, escolhidos democraticamente pelos profissionais em cada estado.
> Incluir os Programas Crea Jr., Programa Mulher, dentre outros, na nova legislação, o que possibilitará uma inserção real e participativa nos Conselhos, bem como criar programas de capacitação e valorização profissional.
> Articular junto ao Congresso Nacional e ao MEC visando uma legislação específica para as grades curriculares dos cursos de Engenharia, Agronomia e Geociências no Brasil, garantindo que os Conselhos participem das atualizações e aprovações.
> Revisão de todas as Resoluções e Normas Técnicas do Conselho, readequando a fiscalização, intensificando-as ao leigo, defendendo a sociedade e garantindo a presença de profissionais habilitados diante de obras e serviços.
> Garantir a transparência na atuação de todos os Conselheiros Federais e Regionais, apresentando, de fato, para a categoria a atuação de seus representantes.
> Trabalhar intensamente na concessão de novas atribuições profissionais mediante realização de pós-graduação, viabilizando possibilidades de novos campos de atuação para todos os profissionais do Sistema.
> Findar com o visto profissional, transformando o registro nacional em único para atuação em qualquer estado do Brasil.
> Rediscutir a Semana Oficial da Engenharia, Agronomia e Geociências, bem como o Congresso dos Profissionais para que sejam amplamente participativos, menos onerosos e eficazes no debate nacional, com produtos e resultados bem detalhados para a sociedade e os profissionais.
@aliriomendesjr
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.