top of page

Avança Confea

FRANCISCO ALMEIDA 03.jpg

Sou Engenheiro Agrônomo, especialista em planejamento rural, empresário, com vasta experiência em gestão pública e privada. Formado em engenharia agronômica pela Universidade Federal de Goiás em 1980. Fui Conselheiro CREA-GO, 1982 a 1987; vice-presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Goiás, de 1986 a 1988; presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Goiás, de 1993 a 1997, presidente do Crea-GO, nas gestões de 2003 a 2005 e de 2006 a 2008; diretor-geral da Mútua-GO, de 2012 a 2014; presidente do Crea-GO as gestões de 2015 a 2017 e de 2018 a 2020; diretor-presidente licenciado da Mútua Nacional.

 

Convido você para acessar o meu site https://avanca.eng.br/ para conhecer minhas propostas.

PROPOSTAS

 

Implantar no Confea uma Plataforma de Serviços Unificados para uso de todos os membros do Sistema, com integração de informações e serviços em um único ambiente, englobando instituições de ensino, cursos, profissionais, empresas, Anotações de Responsabilidade Técnica, relatórios de fiscalizações, Termos de Cooperação Técnica, entre outras informações relevantes.

Unificar e organizar a base de dados das Anotações de Responsabilidade Técnica - ARTs para que sejam fonte atualizada de informações para (i) consulta de dados abertos à sociedade sobre o exercício das profissões no País; (ii) desenvolvimento de estratégias e tomada de decisões pelas diferentes entidades do Sistema; (iii) oferta de prestação de serviços técnicos dos profissionais; e (iv) fomento da empregabilidade profissional.

> Criar um Programa de combate ao exercício ilegal da profissão, com ações específicas para cada modalidade profissional e com utilização de inteligência artificial na fiscalização dos Creas. A exemplo da agronomia: (i) ao estabelecer convênios federais com órgãos que impactam a atividade rural (Ministério da Agricultura, Secretaria do Meio Ambiente, Incra, Ibama, dentre outros); (ii) ART única georreferenciada por safra para lavouras contínuas (independentemente da quantidade de propriedades); (iii) ampliar as atividades passíveis de ARTs Múltiplas (Pronaf, entre outras).

>  Disponibilizar aos profissionais e à sociedade um portal de transparência com informações relevantes e de fácil acesso.

> Realizar estudo sociodemográfico dos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências para o desenvolvimento de estratégias de valorização profissional e oferta de serviços no âmbito regional, de acordo com a modalidade.

> Estruturar e incrementar programas para aprimoramento da atuação de futuros profissionais (Crea Júnior) e jovens profissionais (Crea Jovem).

> Regulamentar descontos nas taxas de anuidades e ART.

  1. Regulamentar o desconto de anuidades  para  profissionais proprietários de empresa individual.

  2. Estudar a viabilidade de conceder desconto na anuidade de empresas que tenham em seu quadro técnico profissionais contratados e recebendo o salário-mínimo profissional.

  3. Ampliar os critérios para substituição sem ônus da ART.

 

> Reformular o Programa Mulher, expandindo suas ações a organizações públicas e privadas, promovendo iniciativas para a ampliação da participação de nossas profissionais no mercado de trabalho e nos diferentes níveis hierárquicos dessas organizações.

> Estruturar, em parceria com a Mútua, o Portal Mútua +Desenvolvimento e Oportunidades com vistas à geração de emprego aos profissionais do Sistema.

> Implantar, em parceria com a Mútua, a Plataforma Educacional de Desenvolvimento Continuo Profissional.

> Implantar o Fundo de Apoio a Projetos Inovadores, para apoiar financeiramente projetos que contenham mecanismos que prevejam a efetiva introdução de inovações no mercado, estimulando o desenvolvimento tecnológico, a aceleração da busca de soluções para gargalos e oportunidades tecnológicas para o desenvolvimento sustentável do País e a inovação de interesse estratégico para o Brasil.

> Promover a melhoria da qualidade do ensino nas Instituições de Ensino Superior, através da realização de estudos para um diagnóstico conjunto em parceria com o MEC.

> Reformular a Soea para que ela se torne, efetivamente, o mais representativo evento das áreas tecnológicas do País, fomentando interesse de participação voluntária dos profissionais e de representantes das mais diferentes esferas da sociedade.

> Expandir a atuação da frente parlamentar.

> Estruturar a gestão de convênios e termos de cooperação técnica com os órgãos e instituições nacionais e apoiar os Creas na estruturação e celebração dos mesmos acordos em níveis estadual e municipal para compartilhamento de dados e informações, visando fortalecer a fiscalização.

> Ampliar o Programa de Valorização e Fortalecimento das Entidades de Classe, em consonância com o Colégio das Entidades Nacionais - CDEN.

  1. Realizar o censo das Entidades de Classes Estaduais e Regionais.

  2. Fomentar as Entidades de Classe, ampliando para quatro os editais de chamamento público, para promover capacitação e desenvolvimento dos profissionais.

  3. Criar um programa de desenvolvimento institucional e organizacional e de captação de recursos para fortalecimento das entidades de classe.

 

> Reestruturar os fluxos e procedimentos administrativos do Confea, visando agilizar a tramitação das demandas oriundas dos colegiados do Sistema.

> Tramitar o Projeto de Lei - PL 1.024/2020, com a inclusão das modificações à proposta inicial.

  1. Aumentar o número de Conselheiros Federais:

  2. Institucionalizar o Crea Júnior.

  3. Desenvolver programa de fortalecimento das entidades profissionais e estruturar programa de repasse de recursos para sua sustentabilidade financeira.

 

> Propor a alteração da Lei 6.496/1977, regulamentando eleições diretas por chapa para a diretoria executiva da Mútua.

> Propor ao Congresso Nacional, projeto de lei para estabelecer o reajuste do salário mínimo profissional de acordo com o IPCA, tendo em vista o congelamento do salário mínimo profissional realizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em março de 2022.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page