top of page

Transformando Desafios em Oportunidades

Foto cédula de votação - CEF.png

CURRÍCULO RESUMIDO

 

Jocélio Cabral Mendonça, natural de Paraíso do Tocantins, é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestre em Geotecnia pela Universidade de São Paulo (USP). Atuou como Engenheiro Civil geotécnico, empresário e professor universitário. Proprietário da Sigplus, empresa fundada em agosto de 2000, especializada em Engenharia de Fundações, atuando em vários estados de todas as regiões do Brasil. É sócio de duas empresas na construção civil e empreendimentos imobiliários. Com mais de 18 anos como consultor em estruturas de barragens para o abastecimento urbano, também lecionou Geotecnia e Construção Civil em instituições de ensino em Palmas, capital do Tocantins. No Sistema, foi inspetor-auxiliar (2005) e inspetor-chefe (2006-2007) na Inspetoria do Crea-TO, cumprindo mandato como conselheiro (2006-2007) pela AEA, ocupando a coordenação da Câmara de Engenharia Civil e a segunda vice-presidência (2007). Casado com a Engenheira Civil Kenia Parente Lopes Mendonça, é pai de três filhos: Marcelo, Lucas e Luana, residindo em Palmas.

APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA

 

Como candidato à presidência do Confea, Jocélio Cabral Mendonça defende a condição de uma Engenharia Unointegral, bem como a obrigatória Consulta Profissional Prévia com Atuação Prescricional e a reestruturação da Carreira de Estado para a Engenharia, oficializando-a.

As propostas foram elaboradas, a partir da discretizarão da atuação do Confea, em oito eixos temáticos:

  • Representatividade, Unificação e Integração

  • Tecnologia e Inovação

  • Valorização Profissional

  • Transparência e Prestação de Contas

  • Relações Externas

  • Educação e Formação

  • Engajamento da Base

  • Fortalecimento Institucional

Para o candidato, os eixos representam um conjunto de ações urgentes e necessárias, simuladas em 30 (trinta) Planos de Ação. A estratégia de gestão baseia-se na transparência, participação e eficiência. Propõe-se uma abordagem inclusiva, envolvendo a comunidade de engenheiros na tomada de decisões. A gestão será pautada pela inovação e otimização de processos, proporcionando maior eficácia nas ações do Conselho Federal e estruturada nos seguintes princípios:

> Engenharia Uno Integral como Novo Modelo de Carreira Profissional:

  • Programa de Educação Continuada, com a transitoriedade de carreiras;

  • Estímulo à interdisciplinaridade e à colaboração técnica – harmonização profissional.

> Atuação Prescritiva com Consulta Prévia Obrigatória:

  • Definição de conceito elementar e diretrizes para a Atuação Prescritiva e a obrigatória Consulta Profissional prévia.

  • Adoção do Cartório de Registro da Atuação Profissional, responsável pelo arquivamento e guarda da documentação de atuação profissional e emissão de CAP (Certidão de Atuação Profissional) e a Citap (Certidão de Inteiro Teor da Atuação Profissional) em cada unidade Regional, gerido e supervisionado por um Registro Nacional centralizado na sede em Brasília (DF).

  • Adoção do conceito de Engenheiro Integrador, que assumirá personalísticamente a Responsabilidade Profissional, através do ato de Consulta Prévia Obrigatória, fará jus a honorários de sucesso, baseado em entregas, pela responsividade civil assumida.

> Implementação da Carreira de Estado:

  • Plano de carreira exclusivo no Estado (federal, estadual e municipal) com reflexos de valor na carreira de mercado.

  • Integração da Engenharia em setores estratégicos, promovendo uma carreira de Estado.

> Descentralização Administrativa do Confea:

  • Criação de 3 (três) subsedes administrativas (São Paulo (SP); Belo Horizonte (MG) e Recife (PE) e 3 (três) delegacias regionais (Teresina (PI); Manaus (AM) e Florianópolis (SC).

  • Criação de uma segunda instância especializada de Tribunal de Ética, em nível de Confea, reduzindo a jurisdição das regionais a uma primeira instância.

> Plano Sexenal:

  • Elaboração de um plano estratégico sexenal, a cada início de mandato;

  • Avaliação periódica e ajustes no plano para garantir relevância contínua.

> Novo Marco Legal da Engenharia:

  • Promoção e desenvolvimento de reforma da legislação de forma que incentive a inovação e garanta a proteção intelectual, sem perder de vista a ética e a qualidade, reestruturando a carreira e a profissão do engenheiro.

  • Atualização constante do novo marco regulatório para acompanhar as mudanças no cenário da engenharia e atender as perspectivas indicadas pelos eixos temáticos e seus respectivos planos de ação.

Tripé de Sucesso para a Profissão: Engenharia Unointegral; Atuação Prescritiva com Consulta Prévia Obrigatória e Carreira Exclusiva de Estado.

Tripé de Sucesso para o Confea: Descentralização Administrativa; Plano Sexenal e Novo Marco Legal da Engenharia, como estratégias de profissionalização e evolução na gestão do Conselho Federal.

As propostas visam transformar a engenharia, promovendo uma abordagem integral, ética e inovadora. O tripé de sucesso da profissão, a descentralização, o plano sexenal e o novo marco regulatório são os pilares para construir um futuro vibrante para a engenharia no Brasil. Acompanhem as nossas redes sociais pelo link: https://joceliomendonca.com.br/bio/, e contribua com a divulgação das nossas propostas.

Obrigado!

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page