Confea Forte Presente
Mãe de dois filhos, sempre equilibrando com maestria sua vida familiar e profissional. Defensora ativa da voz das engenharias em nosso País, com foco em iniciativas de interesse social e humano.
Desde 1978 - Presente: Engenheira Civil e Profissional Ativa
-
Capixaba, mudou-se para Brasília em 1978.
-
Formou-se em Engenharia Civil em 1978.
-
Pós- graduada em Segurança do Trabalho (1980), Gestão Empresarial (1984) e Gerenciamento de Projetos (2000).
Atividades e Cargos Profissionais de relevância:
-
Participou da primeira equipe de obras do Metrô/DF.
-
Atuou na Divisão Regional de Licenciamento e Fiscalização de Obras de Taguatinga.
-
Diretora da Divisão de Licenciamento e Fiscalização em Planaltina,
-
Diretora de Projetos e Obras da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Distrito Federal em 2000/2002, onde gerenciou a construção da Vila Tecnológica.
-
Secretária Adjunta da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Obras do Distrito Federal, em 2004, onde liderou a criação do Programa Cicloviário do Distrito Federal, resultando em mais de 300 km de ciclovias projetadas.
-
Diretora-geral do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal, em 2007.
-
Funcionária da Companhia Energética de Brasília - CEB, de 1987 a 2010, quando se aposentou.
-
Gerente de Relacionamento Institucional do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, de 2014 a 2017.
-
Atuou como consultora em diversos projetos, no Distrito Federal.
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DO PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
AGRONOMIA
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
RAIO X DAS INSPETORIAS
NOTÍCIAS
Engajamento Profissional e Representação:
-
Exerceu três mandatos como Conselheira do Crea-DF, de 1981 a 1989.
-
Foi diretora do Sindicato dos Engenheiros do Distrito Federal.
-
Ocupou o cargo de diretora do Clube de Engenharia de Brasília.
-
Foi diretora da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE).
-
Participação em diversos conselhos do Governo do Distrito Federal
-
Presidente do Crea-DF três mandatos (1997 a 1999, 2018 a 2020, 2021 a 2023), estando licenciada do cargo.
-
Em 1997, tornou-se a primeira mulher presidente do CREA-DF, recebendo o título de "Melhor do Ano/97" pela Associação de Imprensa de Brasília.
Gestão no CREA-DF - 2018-2023
Durante os segundo e terceiro mandatos à frente do Crea-DF, iniciado em 2018 e encerrado em 2023, a Engenheira Fátima Có reafirmou seu compromisso com o fortalecimento e a valorização das profissões abrangidas pelo Sistema Confea/Crea, além de promover ações que visaram o bem-estar da sociedade e a melhoria da qualidade de vida no Distrito Federal. Suas realizações e ações incluíram:
> Modernização Tecnológica: Promoveu a transformação digital do Crea-DF, adotando soluções de tecnologia da informação para melhorar a prestação de serviços aos profissionais e empresas registradas, tornando os processos mais ágeis e acessíveis. Implantou ferramentas, com a utilização de inteligência artificial, para aprimorar e subsidiar as ações de fiscalização, tornando-a mais eficiente e proativa.
> Fortalecimento das Entidades de Classe: Trabalhou para fortalecer as entidades de classe vinculadas ao Crea-DF, reconhecendo seu papel fundamental na representatividade dos profissionais e na promoção de debates e discussões relevantes para o setor.
> Responsabilidade Social: Enfatizou a importância da responsabilidade social da engenharia, agronomia, e geociências, promovendo ações e parcerias para contribuir com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da comunidade, inclusive dotando o Crea-DF de sistema de energia solar fotovoltaica, em fase de implantação.
> Formação Profissional: Incentivou a formação e a capacitação contínua dos profissionais registrados, buscando parcerias com instituições de ensino e promovendo cursos, palestras e eventos educativos, dos quais destacamos o Projeto Aprimora +.
> Participação Ativa em Fóruns Temáticos: Ampliou a participação do Crea-DF em conselhos, fóruns e debates temáticos de interesse do Distrito Federal e nacional, fortalecendo a voz dos profissionais e contribuindo para a formulação de políticas públicas.
> Participação da Mulher no Crea-DF: Fátima Có atuou para promover o reconhecimento das mulheres no Sistema Confea/Crea, para defender a equidade de gênero e incentivar a participação e a promoção de oportunidades para as profissionais da engenharia, agronomia, e geociências do Distrito Federal.
Sob sua liderança, o Crea-DF avançou na promoção da engenharia, da agronomia, e das geociências, e na defesa dos interesses dos profissionais registrados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Distrito Federal e do País.
Prezados Engenheiros e Geocientistas do Sistema Confea/Crea e Mútua
É com entusiasmo e determinação que me apresento como candidata à Presidência do Confea, trazendo uma jornada marcada por paixão pela engenharia e compromisso com o seu avanço.
A engenharia nasceu para mim na infância, influenciada pelo sonho de minha mãe. Com seu incentivo, a escolhi como minha carreira, uma vocação que abracei com paixão desde os primeiros dias na faculdade.
Minha carreira profissional começou em Brasília, onde enfrentei desafios na fiscalização de obras em um período de grande expansão da construção civil. A experiência me fez compreender a importância de engenheiros comprometidos com a qualidade e segurança das construções em nosso País.
Em 1997, fui eleita a primeira mulher presidente do Crea-DF. Minha gestão foi pautada pelo fortalecimento das profissões das engenharias, na defesa de seus interesses e promoção da segurança para o desenvolvimento da sociedade.
Durante minha gestão no Conselho do DF, de 2018 a 2023, promovemos a modernização tecnológica, fortelecemos a fiscalização, os programas de educação continuada e as parcerias estratégicas. Além disso, implementamos atendimento remoto, a defesa da equidade de gênero, garantindo também a transparência na gestão de recursos e a defesa da engenharia como um serviço à sociedade.
Hoje, com experiência acumulada, estou pronta para liderar o Confea. Minha visão é clara: fortalecer a engenharia e torná-la protagonista, promover a valorização profissional e garantir que nosso Sistema seja um instrumento poderoso para o avanço da sociedade e do País.
Apresento a vocês nossos objetivos como a primeira presidente do Confea em 90 anos de instituição, que incluem aprimorar a legislação, promover a integração tecnológica, lutar pela equidade de gênero e muito mais, refletidos nos oito eixos do programa de gestão:
☑ Unidade de Ação do Sistema
☑ Valorização Profissional
☑ Indutor da Formação Profissional
☑ Responsabilidade Social
☑ Inovação e Disrupção
☑ Fortalecimento das Entidades de Classe
☑ Fóruns Temáticos Consultivos
☑ Mulheres no Confea
Somos a mudança! E estou comprometida em trabalhar incansavelmente para concretizar essas ideias e fortalecer nossas profissões. Espero contar com a confiança e apoio de todos vocês nesta jornada rumo a um Confea mais fort e preente na defesa dos interesses da engenharia brasileira.
Venha comigo nesta missão, juntos somos mais fortes e capazes de alcançar resultados. Pelo Confea que queremos !
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.