top of page
Screenshot_18.png

Nélio Alzenir Afonso Alencar, Engenheiro Civil, casado com Maria Ruzileila Tavares Ramos Alencar, pedagoga, pai de 03 filhas, Tainá Ramos Alencar, Talita Ramos Alencar e Tâmara Ramos Alencar, duas advogadas e uma arquiteta, respectivamente. Graduado em Engenharia Civil na Escola Veiga de Almeida, atual universidade, sendo pós-graduado em Análise Ambiental pela Unir/UFSP/Crea-RO - Universidade Federal de São Paulo, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela União das Escolas Superiores de Rondônia (Uniron), pós-graduado pela Escola Superior de Guerra (ESG). Foi eleito conselheiro estadual do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Crea-RO) no período 2000 a 2003, pelo Clube de Engenharia. Eleito duas vezes presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RO) no período de 2012 a 2017, sendo o presidente mais homenageado do Sistema Confea/Crea e Mútua nestes 80 anos de existência do Conselho. Recebeu prêmios e homenagens municipal, estadual, nacional e até internacional, projetando o nosso Estado nos quatro cantos do planeta. Foi homenageado cinco vezes pelo Instituto Brasileiro de Engenharia de Custo (Ibec), como destaque dos anos no período 2014 a 2016. Representou os presidentes dos Creas no Congresso de Engenharia nos países de línguas portuguesas, castelhana e espanhola na cidade de Porto, em Portugal. Representou o Colégio de Presidentes no Congresso de Engenharia Mecânica em Lima, Peru, e Medelín, na Colômbia. Homenageado pelo Corpo de Bombeiro do Estado de Rondônia com a medalha Comenda D. Pedro II. Foi o primeiro presidente dos Creas a discursar na Tribuna do Congresso Nacional sobre energia renovável. Atualmente é presidente do Instituto de Engenharia e Arquitetura Nélio Alencar, fundado em 3 de julho de 2018.

A ENGENHARIA E SUAS QUALIFICAÇÕES

Conforme a Lei 5.194/66 no seu artigo 1º as profissões de Engenheiro, Arquiteto e Engenheiro Agrônomo são caracterizadas pelas realizações de interesse social e humano que importem na realização dos seguintes empreendimentos:

  • Aproveitamento e utilização de recursos naturais

  • Meios de locomoção e comunicações

  • Edificações, serviços e equipamentos urbanos, rurais e regionais, nos seus aspectos técnicos e artísticos

  • Instalações e meios de acesso a costas, cursos e massas de água e extensões terrestres

  • Desenvolvimento industrial e agropecuário

 

Conforme Resolução nº 218, de 29 de junho de 1973 que discrimina atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia.

Considerando que o art. 7º da Lei nº 5.194/66 refere-se às atividades profissionais do Engenheiro, do Arquiteto e do Engenheiro Agrônomo, em termos genéricos;

Considerando a necessidade de discriminar atividades das diferentes modalidades profissionais da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em níveis superior e médio, para fins da fiscalização de seu exercício profissional e atendendo ao disposto na alínea "b" do artigo 6º e parágrafo único do artigo 84 da Lei nº 5.194, de 24 dezembro de 1966, resolve: Art. 1º - Para efeito de fiscalização do exercício profissional correspondente às diferentes modalidades da Engenharia, Arquitetura e Agronomia em nível superior e em nível médio, ficam designadas as seguintes atividades: Atividade 01 - Supervisão, coordenação e orientação técnica; Atividade 02 - Estudo, planejamento, projeto e especificação; Atividade 03 - Estudo de viabilidade técnico- econômica; Atividade 04 - Assistência, assessoria e consultoria; Atividade 05 - Direção de obra e serviço técnico; Atividade 06 - Vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; Atividade 07 - Desempenho de cargo e função técnica; Atividade 08 - Ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica; extensão; Atividade 09 - Elaboração de orçamento; Atividade 10 - Padronização, mensuração e controle de qualidade; Atividade 11 - Execução de obra e serviço técnico; Atividade 12 - Fiscalização de obra e serviço técnico; Atividade 13 - Produção técnica e especializada; Atividade 14 - Condução de trabalho técnico; Atividade 15 - Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção; Atividade 16 - Execução de instalação, montagem e reparo; Atividade 17 - Operação e manutenção de equipamento e instalação; Atividade 18 - Execução de desenho técnico.

Apesar do cenário de crise na construção civil muitos engenheiros recém-formados, após o incentivo governamental no início nesta década, ficam em dúvida em seguir suas carreiras, pois encontram um mercado de trabalho deficitário. Mas insistindo, muitos profissionais fazem sua opção na qualificação das suas profissões afins, como arquiteto ou nas áreas da engenharia civil, agronômica, elétrica, mecânica, florestal. Para buscar um lugar ao sol os profissionais entram numa concorrência cada vez mais disputada, seja por vaga ou uma mudança de cargo dentro da empresa, podendo escolher desde uma pós-graduação até os cursos de melhoria MBAs.

No decorrer de tais períodos os profissionais podem optar por alguns assuntos específicos que vão motivando sua carreira, como pós-graduação, intercâmbio, MBAs, cursos de melhorias Green Belt, Black Belt.

Dentre esses cursos o que tem mais vantagens e procura é o de curto período com duração de 60 horas. Podemos colocar como exemplo essa certificação do Green Belt, comparado com os cursos de pós-graduação e MBA que levam mais de um ano para sua conclusão.

Quando o profissional sai da faculdade não tem a oportunidade de explorar e conhecer essas qualificações e, ao adentrar nesses tipos de cursos de qualificação, ele tem um conhecimento mais completo das ferramentas das rotinas de trabalho e suas tendências que acabam, no decorrer dos cursos, sendo bastante úteis.

O profissional precisa estar constantemente atualizado para colocar em prática todos os ensinamentos adquiridos, buscando melhorias para colocar dentro do seu dia a dia, causando menos retrabalho e aplicando estratégicas que especulam a inovação e a tecnologia, e vendo nesses cursos uma mudança de cenário favorável para o seu crescimento profissional.

Cada vez mais os profissionais ficam preocupados em enriquecer seus currículos e impressionar as empresas.  Para concorrer a vagas em um mercado tão exigente e disputado e com possibilidade de rendimento cada vez maior, buscam uma qualificação de alto nível. É preciso que o profissional tenha comprometimento, dedicação e determinação para ser um profissional especializado numa determinada área, exemplo; Engenheiro de Segurança do Trabalho, Engenheiro Ambiental, Engenheiro Civil e outros.

Mercado de Trabalho/Qualificação

Há mais de anos as faculdades e universidade de todo o Brasil lançam o curso de pós-graduação na área de Segurança do Trabalho e Ambiental, sendo no âmbito da engenharia, tanto civil como elétrica, existindo mais de 300 especializações, como engenharia hospitalar, engenharia clínica, inspeção predial, perícia, avaliações, acessibilidade e entre outras. Deveriam fazer uma pesquisa mais detalhadamente para verificar a necessidade do mercado de trabalho.

Por outro lado, deveríamos investir em audiências e políticas públicas para tornar os nossos cursos com mais conhecimento na sociedade e que façam a mudança da opinião pública sobre a importância da engenharia na sociedade. Por exemplo, se existissem investimentos em saneamento básico, não haveria necessidade de combate às epidemias. Seriam menos hospitais e mais qualidade de vida, menos presídios e mais escolas, ocorrendo projetos nas cidades urbanas com planejamento mais humano.

Ética x Qualificação

A necessidade da aplicação dos princípios éticos em relação aos profissionais na área da engenharia e agronomia é de suma importância para a correta conduta do profissional e para que garanta os seus direitos e deveres para com o cidadão, para que construa um País justo e correto dos seus ideais.

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page