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​​CONFEA E SEBRAE CELEBRAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

​CONFEA E SEBRAE CELEBRAM ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICA

Diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, e o presidente do Confea, Vinicius Marchese Créditos: Arquivo Confea

No dia 16 de abril, durante o 1º Encontro Nacional de Gestão das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea (Engec), foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A parceria tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação entre engenheiros e agrônomos, seja por meio de programas conjuntos desenvolvidos pelas instituições, seja pela oferta de capacitações voltadas ao desenvolvimento de novos empreendedores.   

Durante a cerimônia, o diretor-técnico do Sebrae, Bruno Quick, destacou a importância estratégica da parceria, especialmente diante do atual cenário econômico global e do papel do Brasil nesse contexto. “Não dá para pensar a Nova Indústria Brasil (NIB) sem engenheiros e agrônomos. A materialização do desenvolvimento passa necessariamente por essas profissões. Muitos dos nossos profissionais já atuam como empresários, e o Sebrae tem a missão de apoiar esses empreendedores para que seus negócios sejam produtivos, inovadores e competitivos”, afirmou.   

Quick também aproveitou a oportunidade para convidar os presentes a participarem do Startup Summit, que será realizado de 27 a 29 de agosto, em Florianópolis. O evento reunirá mais de 200 palestrantes e deverá atrair cerca de dez mil participantes, promovendo o encontro entre startups, investidores e grandes nomes do ecossistema de inovação.   

O presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinicius Marchese, reforçou a importância do alinhamento entre formação técnica e atitude empreendedora. “O ecossistema de inovação e empreendedorismo está em transformação. Dados da pesquisa Quaest mostram que o perfil dos profissionais está mudando. Precisamos preparar nossas entidades de classe para acompanhar essa nova realidade”, afirmou.   

 


Patrocínio   


Na sequência, foi realizada a assinatura simbólica do repasse histórico referente ao Edital de Patrocínio 2025. O presidente do Confea, Eng. Telecom. Vinicius Marchese, acompanhado do gerente de Relacionamento com as Entidades (GRE), Renato Lisboa, apresentou os números do edital, que recebeu 721 projetos submetidos e contemplou entidades de 25 estados. “Saímos de um orçamento de R$ 3 milhões para R$ 15 milhões, somando recursos de patrocínio e fomento. Esse aumento expressivo reflete o compromisso do Confea em estimular o desenvolvimento das entidades de classe, oferecendo linhas de financiamento que viabilizem ações voltadas ao empreendedorismo sustentável e inclusivo", destacou.  

Lideranças durante assinatura simbólica do repasse histórico referente ao Edital de Patrocínio 2025

Marchese também ressaltou o compromisso da atual gestão com a modernização do Sistema. “Fomos eleitos porque os profissionais desejam inovação e transformação. Isso passa necessariamente por uma atuação mais efetiva das entidades, com foco em oferecer serviços de maior qualidade para os nossos profissionais e para a sociedade”, concluiu.   

Antes de passar para o próximo painel, o presidente destacou o ineditismo em reunir entidades precursoras, Colégio de Entidades Regionais (Cder) e o Colégio de Entidades Nacionais (Cden) em um mesmo evento de capacitação. “O Engec é de extrema relevância para fortalecer a gestão, a transparência e a responsabilidade na utilização dos recursos financeiros repassados. Esses recursos são essenciais para apoiar atividades voltadas ao desenvolvimento das profissões e à melhoria da qualidade técnica e social dos profissionais e da sociedade.   

Acompanhe ao vivo as palestras do Engec: 

https://www.youtube.com/watch?v=hOu16i1ZlK4

ABERTO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO PARA CREDENCIAMENTO DE PARCERIAS

No dia 15 de abril, o CREA-RS publicou um edital de chamamento público para credenciamento de empresas interessadas em firmar parcerias com o Conselho gaúcho para oferecer descontos em produtos e/ou serviços e/ou benefícios nas áreas da educação, saúde, gastronomia, hotéis, entretenimento, esporte, lazer e outras aos profissionais registrados, estudantes que participam do Programa CREA JR-RS e funcionários do referido Conselho, conforme as especificações e condições estabelecidas no processo eletrônico n. º 2025.000004335-2.

Acesse as informações do edital AQUI, em CH01/2025. O credenciamento é gratuito e deve ser realizado de modo virtual por meio do e-mail: credenciamento@crea-rs.org.br. Este e-mail também está disponível para dúvidas e/ou esclarecimentos.

O credenciamento de empresa é intransferível e permanecerá aberto a partir do momento de sua publicação, 15 de abril de 2025, no Diário Oficial e no site do CREA-RS.

AGENDE SUAS TERÇAS PARA PARTICIPAR DO CAPACITA+ CREA-RS 2025

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Em sua terceira edição, o Programa Capacita+ está de volta com uma nova agenda com temas de interesse dos profissionais das áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. Algumas das palestras deste ano irão ocorrer no formato online e também presencial. Fique atento à sua escolha.

As palestras online serão transmitidas ao vivo pelo canal do Youtube do CREA-RS. O programa é uma promoção do Conselho e conta com o apoio do Colégio de Entidades Regionais do RS (CDER-RS).

As inscrições são prévias, gratuitas e abertas à participação dos profissionais registrados e estudantes. Os participantes terão direito à certificado de participação. A lista de presença será disponibilizada, via link específico, durante a palestra.

Confira a agenda e se programe! Veja a programação em: https://www.crea-rs.org.br/site/index.php?p=ver-noticia&id=10860

CDER-RS REÚNE COORDENADORES REGIONAIS E ESTADUAL

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Os coordenadores regionais do Colégio de Entidades Regionais do CREA-RS se reuniram no dia 28 de março, na sede do Conselho, em Porto Alegre, para seu encontro mensal. Além dos representantes regionais, estiveram presentes a presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, o 1º vice-presidente, Eng. Civ. Hilário Pires, o gestor institucional Eng. Prod. Mec. Fabio Chaves, e o assessor parlamentar, Emerson Correa da Silva.

Na pauta, foram debatidos temas como a atuação no Encontro de Líderes, realizado em Brasília, em janeiro, a definição do calendário de atividades, informações sobre as edições deste ano do Capacita+, os Congressos Distritais e o Congresso Estadual, além do Edital de Patrocínio 2025. Durante a reunião, também foi eleito por aclamação o novo coordenador-adjunto do CDER-RS, Eng. Civ. Paulo Cesar Vitt, que se junta ao coordenador, Eng. Civ. Alex Gobbato.

O Eng. Hilário apresentou os Congressos Distritais e o Estadual dos profissionais, explicando o funcionamento e o regulamento desta edição. Segundo ele, serão realizados três encontros distritais nos meses de junho e julho, culminando no congresso estadual, previsto para agosto. “O foco de todas as propostas será o desenvolvimento das cidades, com três propostas por eixo, totalizando 15 ao final”, detalhou.

Sobre o Capacita+, o gestor Fábio Chaves explicou que as datas para a retomada das palestras estão sendo definidas. O formato seguirá o modelo online, com transmissões às terças-feiras à noite, como ocorreu em 2024. “Estamos viabilizando parcerias com empresas que desejam compartilhar suas expertises e aguardamos sugestões de temas a serem abordados”, acrescentou.

Durante sua participação, a presidente Eng. Amb. Nanci Walter destacou a criação de um site exclusivo para as entidades de classe, inspirado no modelo adotado pelo CREA-PR. Além disso, mencionou o próximo Edital de Patrocínio, que seguirá os moldes do lançado pelo Confea, prevendo um aporte de um R$ 1 milhão para os projetos apresentados pelas entidades.

AGENDE SUAS TERÇAS PARA PARTICIPAR DO CAPACITA+ CREA-RS 2025

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O Plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) aprovou o Manual de Procedimentos das Comissões de Educação e Atribuição Profissional (Ceaps) dos Creas. O documento foi elaborado em conjunto pela Ceap do Confea e as Ceaps dos Regionais, resultando em um processo altamente participativo e colaborativo.

Desde 2019, o manual foi submetido à análise de diversas composições das Ceaps Regionais, que contribuíram com sugestões e ajustes ao longo dos anos. Em 2022, uma minuta do manual foi aplicada pelas Ceaps para identificar pontos de melhoria e aperfeiçoamento. No ano seguinte, o documento seguiu em revisão e integração ao plano de trabalho das Ceaps, consolidando as contribuições recebidas. O Manual de Procedimentos abrange diversas áreas essenciais, incluindo:

• Introdução;
• Resolução nº 1.073/2016;
• Composição das Ceaps dos Creas;
• Condições de aplicabilidade da resolução;
• Cadastramento de instituições de ensino e cursos;
• Atribuições iniciais e extensão de atribuições;
• Perguntas frequentes e definições.

O documento servirá como um instrumento essencial para a operacionalização da Resolução nº 1.073/2016, promovendo a uniformização de procedimentos na análise de cadastramento de cursos de graduação e pós-graduação, bem como nos critérios para concessão de extensão de atribuições profissionais.

Com essa iniciativa, o Confea busca aprimorar os processos de educação e atribuição profissional, garantindo mais clareza e segurança para as Ceaps Regionais e para os profissionais do Sistema Confea/Crea. O manual também poderá servir de base para que cada Ceap Regional desenvolva seu próprio manual, com adaptações necessárias à sua realidade.


Consulte aqui o Manual de Procedimentos das Comissões de Educação e Atribuição Profissional (Ceaps) dos Creas.
 

 


Fernanda Pimentel / Equipe de Comunicação do Confea

CREA-RS PRESENTE AO 1º ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO DAS ENTIDADES DE CLASSE DO SISTEMA

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Créditos: Arquivo CREA-RS

O coordenador estadual do CDER-RS, Eng. Civ. e de Seg. do Trab. Alex Gobbato, representou as entidades de classe gaúchas no 1º ENGEC – Encontro Nacional de Gestão das Entidades de Classe do Sistema Confea/Crea, realizado no dia 16 de abril, em Brasília.

O evento teve como foco o fortalecimento da gestão das entidades de classe e contou com uma programação de palestras e debates focados nesta temática. Entre os destaques do evento, estiveram a assinatura de Acordo de Cooperação Técnica entre Confea e Sebrae, além do anúncio de repasse do Edital de Patrocínio 2025 que alcançará 721 projetos inscritos e selecionados de 25 estados do país.

Inovação, parcerias, cases de sucesso, governança pública, gestão de recursos, planejamento estratégico, além de questões sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e sobre ritos administrativos no Confea estiveram em pauta.

Para Gobbato, a participação no ENGEC representa uma oportunidade de trazer ideias, ferramentas e experiências que contribuirão para o desenvolvimento e fortalecimento das entidades do RS. “A troca de conhecimentos e o alinhamento nacional são essenciais para evoluirmos juntos, respeitando as particularidades locais, mas com uma visão integrada do Sistema”, destacou.

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