
Inspetoria de Pelotas promove reunião livre sobre temas da Conferência Municipal da Cidade

Cerca de 30 pessoas participaram da reunião que resultou em várias propostas.
A Inspetoria de Pelotas promoveu, no início de junho, uma reunião livre para debater o tema da Conferência Municipal “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades educadoras, inclusivas, democráticas, sustentáveis, com justiça social e equidade.
Representante do CREA-RS no Conselho da cidade, o Eng. Civ. Celso Luis da Silva Pedreira, inspetor-tesoureiro de Pelotas, acompanhado da Eng. Civ. e Seg. Trab. Alice Helena Coelho Scholl, inspetora-chefe; e da Eng. Agric. Gizele Ingrid Gadotti, inspetora-secretária, apresentou os principais desafios a serem discutidos nestas reuniões, como regularização fundiária, habitação, saneamento ambiental, mobilidade urbana, acessibilidade, espaços públicos e privados, déficit de habilitações sociais, plano diretor, resiliência da cidade depois das enchentes, entre outros assuntos.
Cerca de 30 pessoas participaram da reunião que resultou em várias propostas que serão enviadas ao Conselho da Cidade.
Conferência das Cidades
MATÉRIA DE CAPA
.jpg)
PALAVRA DA PRESIDENTE

ARTIGOS

CIVIL
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

FISCALIZAÇÃO


O tema da Conferência Municipal é “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades educadoras, inclusivas, democráticas, sustentáveis, com justiça social e equidade"
É um evento fundamental para a discussão e formulação de políticas públicas urbanas no Brasil, que acontece em diferentes níveis (municipal, estadual e nacional). A 6ª Conferência Nacional das Cidades foi convocada pelo Ministério das Cidades e está agendada para ocorrer em outubro de 2025, sendo um processo para a reconstrução das políticas de desenvolvimento urbano.
As conferências municipais e estaduais, que precedem a nacional, são importantes para que a sociedade civil possa apresentar suas propostas e contribuir para a construção de políticas públicas mais inclusivas e democráticas.
A Conferência Nacional das Cidades é precedida pelas etapas preparatórias nos municípios, estados e Distrito Federal, que servem para consolidar as propostas feitas pela sociedade civil para desenvolver as políticas públicas urbanas. A fase nacional coloca em perspectiva a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) em busca de cidades mais inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social.
CREA-RS convida Sinduscon-Erechim para integrar o CECAI

CECAI tem como objetivo estreitar e ampliar a comunicação entre o Conselho e os setores empresariais
Durante sua passagem por Erechim, ocorrida no mês de maio, a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, participou de uma reunião com o presidente do Sinduscon-Erechim, Eng. Civ. Cesar Carlotto. Na ocasião, foram apresentados os objetivos do Comitê Empresarial da Construção, Agronegócio e Indústria (CECAI), e a presidente formalizou o convite para que a entidade de Erechim integre o Comitê. O encontro também contou com a presença do Coordenador do CECAI, o assessor técnico Eng. Civ. Matheus Santos, e da equipe do Conselho Gaúcho.
Criado no final de 2024, o CECAI tem como objetivo estreitar e ampliar a comunicação entre o Conselho e os setores empresariais do agronegócio, indústria e construção civil do Rio Grande do Sul. A iniciativa também promove o compartilhamento da expertise de profissionais habilitados, contribuindo para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e o aperfeiçoamento técnico da área.
CREA-RS participa de Audiência Pública em Canoas sobre ações decorrentes das enchentes de maio

O gestor operacional Eng. Plást. Sidnei Machado e o conselheiro Eng. Civ. Monir Silva Saldanha representaram a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, na primeira de uma série de audiências públicas promovidas pela Câmara Municipal de Canoas para o acompanhamento das obras de reconstrução e das ações de prevenção às enchentes no município. O encontro ocorreu em abril.
Durante sua apresentação, os representantes do Conselho exibiram um vídeo institucional destacando as ações realizadas pelo órgão durante as enchentes no estado e, especialmente, no município de Canoas. Foi ressaltado o papel da entidade na fiscalização das obras públicas, no acompanhamento técnico das intervenções e na garantia da legalidade e segurança nas ações de reconstrução. Além disso, foi destacada a importância do debate técnico nas políticas públicas de prevenção de desastres e defenderam o fortalecimento da atuação de profissionais habilitados no enfrentamento às consequências das mudanças climáticas.
A audiência foi promovida pela Comissão de Saneamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Obras, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Habitação da Câmara Municipal de Canoas. A iniciativa é coordenada pelo vereador Gabriel Constantino, que vem conduzindo os trabalhos com a população afetada. A comissão tem como objetivos dar transparência às ações públicas, ouvir diretamente as demandas da comunidade e promover o diálogo entre os diversos setores envolvidos na reconstrução da cidade.
Este primeiro encontro foi realizado no Pavilhão da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Mathias Velho, e contou com a presença de mais de cem pessoas, entre moradores, lideranças comunitárias, autoridades e representantes de órgãos técnicos.
A comunidade presente aproveitou o espaço para cobrar, questionar e sugerir melhorias em relação às moradias afetadas, à situação das obras de reconstrução e ampliação dos diques de proteção, casa de bombas dos diques e aos planos de prevenção a desastres atmosféricos, além de outros assuntos relacionados à saúde.
De acordo com o Eng. Monir, “o evento evidenciou a necessidade de transparência, diálogo técnico e planejamento eficiente na reconstrução da cidade e na mitigação de futuros riscos ambientais”. O CREA-RS confirmou sua participação nas próximas audiências públicas organizadas pela Câmara Municipal, reafirmando seu compromisso com a engenharia pública de qualidade e com o acompanhamento técnico das obras.
CREA-RS participa do 1º Seminário Construindo com Saúde e Segurança de Gramado
Como parte da Campanha Abril Verde, dedicada à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde de Gramado promoveu o 1º Seminário Construindo com Saúde e Segurança, que ocorreu no mês de abril, na Expogramado. O Conselho foi um dos participantes do evento, voltado aos trabalhadores da construção civil do município, setor que lidera o ranking de acidentes de trabalho na cidade.

Com o tema "Segurança no Trabalho na Construção Civil: Acidentes são Previsíveis?", a mesa de abertura do encontro teve a participação do 1º diretor administrativo, Eng. Quim. e Seg. do Trab. Marino Greco, acompanhado do auditor fiscal do Trabalho (MTE) Rhuan Marcos Pereira. A mediadora foi a inspetora-chefe da regional Canela/Gramado, Eng. Quím. Patriane Pletsch.
O evento é fruto da parceria entre o CREA-RS, o Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador da Serra (CEREST/Serra), a GramadoTur e o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4).
PROTOCOLOS DE INTENÇÃO
CREA-RS assina protocolo de intenções com prefeituras de Alvorada e Viamão

A Arena Técnica do Conselho no GovTech Summit 2025, que sediou o evento “365 dias de Reconstrução”, também foi palco da assinatura de Protocolos de Intenções entre o CREA-RS e as prefeituras de Alvorada e Viamão, com a presença da inspetora-chefe em Viamão, Eng. Civ. Lúcia Gonçalves Dias.
“Temos um termo ‘guarda-chuva’ assinado com a Famurs, entidade que reúne todos os municípios gaúchos, mas nosso objetivo é firmar Protocolos de Intenções e Termos de Cooperação Técnica nos 44 municípios onde temos inspetorias, pois acreditamos nessas parcerias. Onde mais aparece o trabalho de um prefeito ou prefeita é nas áreas das nossas profissões, e queremos ajudar vocês nisso”, destacou a presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter. Também aproveitou a ocasião para parabenizar as prefeituras presentes pelo respeito à responsabilidade profissional na composição das secretarias municipais. “Não dá para contratar alguém da área do Direito para estar à frente da Secretaria de Obras. Temos que valorizar os postos de trabalho com profissionais que tenham habilitação legal”, afirmou a presidente.
ALVORADA

“O CREA-RS tem papel fundamental e estratégico no crescimento do Rio Grande do Sul. Essa assinatura representa um passo muito importante para o nosso município, pois é fundamental ter rigor no tratamento das obras públicas. Alvorada, por muito tempo, não priorizou isso, o que nos deixou com um cenário bastante complexo”, destacou o prefeito Douglas Martello.
Ele também comentou a característica técnica de sua gestão: “Temos um Engenheiro Ambiental na pasta do Meio Ambiente, um contador na Secretaria da Fazenda. Estamos comprometidos com a transformação de Alvorada e, para isso, buscamos colocar as pessoas certas nos lugares certos. Essa aproximação com o CREA nos deixa muito felizes.”
O vice-prefeito de Viamão, Maninho Fauri, também ressaltou a relevância da parceria firmada com o Conselho. Assim como Alvorada, o município enfrenta um “grande passivo na área da construção civil”.
“Hoje oficializamos essa colaboração na questão técnica e na fiscalização compartilhada, que é tão importante para nós, viamonenses. Temos muito trabalho pela frente e, unindo a expertise de vocês com o nosso corpo técnico, teremos capacidade de pavimentar essa estrada rumo ao desenvolvimento do nosso município”, afirmou.
CREA-RS e Prefeitura de Ijuí assinam Protocolo de Intenções


Ijuí se une aos municípios que contam com o apoio do CREA-RS nos esforços de fiscalização e nos debates técnicos que envolvem o desenvolvimento urbano. A presidente do Conselho, Eng. Amb. Nanci Walter, e o prefeito, Andrei Cossetin Sczmanski, assinaram o Protocolo de Intenções durante o Congresso Distrital de Profissionais da Região Oeste, em 14 de junho. O documento marca o primeiro passo para a formalização dos Termos de Cooperação Técnica, que permitirão a atuação conjunta do município e do Conselho.
Do púlpito da Câmara de Vereadores, que sediou o evento, o prefeito Sczmanski celebrou o acordo destacando a importância da fiscalização das áreas técnicas como forma de prevenir irregularidades que possam representar riscos à população. “Esperamos trabalhar com afinco para construir uma sociedade com, cada vez mais, qualidade de vida. Sempre ressalto que nossa maior obra é o sorriso das pessoas”.
A presidente Nanci explicou a abrangência dos termos de cooperação, que visam, para além da parceria na fiscalização, incluir o apoio técnico do CREA-RS nos debates sobre o desenvolvimento sustentável das cidades. “É no município que a vida acontece”, afirmou, agradecendo o acolhimento da prefeitura à iniciativa do Conselho. “Vamos atuar ao lado do poder municipal, com uma fiscalização orientativa e, quando necessário, punitiva; e também queremos participar dos debates sobre legislações municipais, dentro desta casa que hoje nos acolhe”.
Ainda durante o ato, foi entregue ao prefeito o pedido formal de inclusão de representantes do CREA-RS nos Conselhos Municipais do Plano Diretor e de Desenvolvimento pela inspetora-chefe em Ijuí Eng. Civ. Franciele Tais Fridhein, que realizou a leitura do documento e destacou a necessária participação dos representantes do Crea com assentos nos referidos Conselhos.
O prefeito se comprometeu com a demanda, destacando a relevância da contribuição técnica dos profissionais do Sistema para a construção de políticas públicas e para os debates sobre o planejamento urbano. “Deixo meu agradecimento pela disponibilidade em contribuir com a construção de uma Ijuí cada vez melhor — uma cidade que cresce com a chancela de quem tem o conhecimento técnico. Tenham meu compromisso de pautar a tramitação e votação dessa proposta com a maior brevidade”.
A gestão do CREA-RS tem como meta firmar esse mesmo protocolo, primeiramente, com todas as cidades que sediam inspetorias regionais do Conselho, e, na sequência, com os demais municípios gaúchos.