top of page

Resíduos saíram do evento direto para destinação correta

78ª  Semana Oficial de Engenharia e Agronomia recicla todos os resíduos gerados!

Após reunir, no período de 8 a 11 de agosto de 2023, mais de quatro mil pessoas, entre profissionais e estudantes das Engenharias, Agronomia e Geociências do Brasil, o maior evento do Sistema Confea/Crea não deixou nada para trás. Todos os resíduos provenientes do encontro tiveram destino certo: a reciclagem dos resíduos secos e o descarte dos rejeitos nos aterros sanitários.

A responsável por esta logística foi a Recimelo. De propriedade de Edson Melo, que atua no ramo há mais de 18 anos – com mais de 15 milhões de quilos transportados -, a empresa foi responsável pela triagem dos resíduos secos e dos rejeitos, desde a montagem até à desmontagem das estruturas no Serra Park.

Entre os parceiros da Recimelo, estão empresas que reutilizam os resíduos na fabricação de novos materiais. “O plástico é encaminhado diretamente para uma indústria que produz sacos de lixo, já a lona vinílica, ou bagum, segue para uma indústria que fabrica sola de sapato, e o papel misto ou papelão vai para uma recicladora que as transforma em novas caixas. Então todo o nosso resíduo tem como destino a indústria que irá transformá-lo em um outro produto”, explica Edson.

A feira e a gestão dos resíduos se divide em três processos, sendo que cada etapa gera diferentes tipos de resíduos. “O primeiro processo é a montagem – essa fase do evento gera muita lona vinílica, fita, papel, entre outros materiais. Já o evento em si, produz mais rejeitos, tais como latas, garrafas pets, por exemplo. Com o término, vem o processo da desmontagem, semelhante à primeira etapa, porém com maiores volumes”, acrescenta.

A linha de triagem foi toda feita no pátio do Serra Park, onde os resíduos, de dentro dos pavilhões e de responsabilidade da organizadora, foram depositados em um contêiner para iniciar o processo de separação e triagem. “Saíram do pavilhão para o contêiner de onde a equipe retirou, realizou a triagem e colocou nos big-bags corretos, que ao final de cada dia foram recolhidos e encaminhados ao destino final”, detalha, lembrando que o rejeito fica no contêiner para ser encaminhado à usina da prefeitura de Gramado.

Veja os volumes coletados:

Rejeito: 1.463 quilos
Latinha de alumínio: 46 quilos
Garrafas pet cristal: 43 quilos
Garrafa pet verde: 10 quilos
Plástico PEAD: 10 quilos
Plástico PS (copos): 13 quilos
Plástico polietileno (matéria plástica): 98 quilos
Papelão corrugado: 370 quilos
Papel misto: 68 quilos
Lona pvc vinílica (bagum): 323 quilos

bottom of page