top of page

FISCALIZAÇÃO 

Inspetores participam de fiscalização ao Porto Seco, em Porto Alegre 

Na capital, o palco dos desfiles das escolas de samba, o Complexo Cultural Porto Seco, na zona norte da cidade, foi fiscalizado no início de fevereiro. O local recebeu 19 escolas apresentando seu trabalho para um público estimado de 12 mil pessoas nos dias 23 e 24 de fevereiro. 

Participaram da ação, o gerente de Fiscalização, Eng. Plast. Luis Sidnei Barbosa Machado; os inspetores secretário e tesoureiro da Inspetoria de Porto Alegre, o Eng. Civ. Alfredo Kuhn Pfeifer e Eng. Agr. Fábio Borges Fanfa; o supervisor de Fiscalização Pedro Ost; e a agente fiscal Fernanda Sfoggia Delavi. 

“É a maior festa das culturas populares no município, onde a prefeitura é a realizadora juntamente com as ligas das escolas de samba. Então temos um sério compromisso de criar uma estruturação para receber escolas que passam aqui na avenida. É uma cidade que se monta aqui no complexo do Porto Seco com muita responsabilidade”, explicou a presidente da Comissão Municipal do Carnaval e Festejos Farroupilhas de Porto Alegre, Liliana Cardoso Rodrigues dos Santos Duarte, que acompanhou a equipe do Conselho. 

Ela destacou, ainda, a importância da fiscalização dos barracões, dos carros alegóricos e da avenida “para que esta estruturação tenha a responsabilidade técnica necessária e, assim, recebermos os carnavalescos que irão desfilar e também a comunidade que usa este espaço também como pertencimento cultural”.

35° Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria 

A presidente do CREA-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, os inspetores da regional de Vacaria, Eng. Mec. Jonatas Arald, Eng. Civ.  Leticia Gatto e Eng. Agr. Felipe Camargo, e os membros da Asav, Eng. Agr. Carlos André da Costa e Eng. Agr. Caroline Bolson, marcaram presença na cerimônia de abertura do 35º Rodeio Crioulo Internacional de Vacaria, realizado de 03 a 11 de fevereiro no Parque Nicanor Kramer da Luz.  

O convite foi feito por Rubem Antônio dos Santos Filho, Patrão do CTG Porteira do Rio Grande, com intermediação de Carlos André da Costa, presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria (Asav).  

Durante sua visita ao evento, tiveram a oportunidade de apreciar o trabalho realizado pelos engenheiros no projeto de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI), que incluiu mais de 200 extintores de incêndio, sistemas de iluminação de emergência, corrimãos, assim como toda a infraestrutura elétrica e estrutural do local. Esse projeto foi previamente inspecionado pela equipe de Fiscalização do CREA-RS, que realizou uma visita técnica na semana anterior para garantir a segurança do evento. 

Conselho fiscaliza montagem do evento Paleta Atlântida 

Em janeiro, o CREA-RS fiscalizou a montagem do evento Paleta Atlântida, que ocorreu no dia 27. Foram solicitadas as ARTs das empresas e profissionais pelas estruturas de palco, estruturas metálicas, geração de energia, gestão de resíduos, PPCI e demais serviços técnicos que ocorreram no local. O evento, conhecido como “o maior churrasco do mundo”, reuniu mais de 3,6 mil assadores em três quilômetros de churrasqueiras na beira da praia de Atlântida. 

“Estamos, mais uma vez, acompanhando a fiscalização desta que é a sétima edição do Paleta Atlântida, e que recebeu o selo de conformidade dos nossos agentes fiscais, pois está cumprindo todas as exigências cabíveis até o momento”, explicou o inspetor-chefe de Capão da Canoa, Eng. Paulo Vitt. 

Além dele, participaram da ação os supervisores de Fiscalização Pedro Ost e Raquel Fortes, o agente fiscal João Dalpiaz e a inspetora-secretária Claudia Simone Padilha, que foram recebidos por Marcos Beylouni, que destacou a importância da fiscalização do Conselho. 

“Nosso evento está cada vez maior e por isto é muito importante a ação do CREA-RS, para que fique tudo dentro dos conformes e da necessidade de segurança para o público do nosso Paleta. Queremos que todos se divirtam com segurança. Assim agradecemos a fiscalização em nos dizer o que está certo e o que está errado. ” 

POSSE DOS INSPETORES  

Representantes das 11 Zonais tomam posse no CREA-RS 

Tomaram posse, em 10 de janeiro, os 11 profissionais que atuarão durante este ano como representantes das Zonais do CREA-RS, participando de reuniões mensais na sede do Conselho e das reuniões das Inspetorias. Compondo o Fórum da Coordenadoria das Inspetorias, são mais um elo entre os inspetores e a diretoria do Conselho. 

Cada Zonal tem um representante titular e um suplente, ambos cargos são honoríficos. O representante deverá ter sido inspetor em pelo menos uma gestão. Conheça abaixo os 11 que foram empossados. Na solenidade, não estavam presentes Zonais Sudoeste e Metropolitana. 

Confira as falas do coordenador e da coordenadora-adjunta das inspetorias sobre as expectativas para o ano.  

alto uruguai.jpg

• Engenheiro Industrial Mecânica e de Segurança do Trabalho Roi Rogers Correa de Almeida 


• Engenheiro Civil Marcos André Grabin

Central.jpeg

• Engenheiro Civil Fernando Alberto Gehrke

 
• Engenheiro Agrônomo Valmor Cristhman

zonal oeste.jpeg

• Engenheiro Civil Miguel Cattelan Filho 


• Engenheiro Agrônomo Marcelo Gomes Steiner

Zonal Litoral.jpeg

• Engenheiro Industrial Mecânica e Engenheiro de Segurança do Trabalho Ismar Fernando Medeiros Prates 


• Engenheiro Agrimensor Jonatan dos Santos Roch

Zonal Noroeste.jpeg

• Engenheiro de Operação Mecânica de Máquinas e Ferramentas e Engenheiro de Segurança do Trabalho Valmir Antunes Ribas 


• Engenheira Civil Franciele Tais Fridhein

Zonal Planalto.jpeg

• Engenheira Geóloga Bruna Koppe Kronhardt 


• Engenheiro Agrônomo Bernardo Luiz Palma

Zonal Serra.jpeg

• Engenheiro Agrônomo Felipe Canelo de Camargo

• Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Daniel Bavaresco

Zonal Sinos.jpeg

• Engenheira Civil e de Segurança do Trabalho Karen Patrícia Maia Gomes

• Engenheira Civil Maria Eugenia Lucas Cardoso

zonal sul.jpg

• Engenheiro Agrônomo Geremias Vargas de Mellos

• Engenheiro Civil Jacques Adolphe Gastão Reydams

• Engenheiro Civil e Engenheiro de Segurança do Trabalho Hélio Amaral

• Engenheiro Florestal João Ângelo Lermen

• Engenheiro Agrônomo Gaspar Acácio Oliveira Santana

• Engenheiro Agrônomo Mario Sergio Blini Fernandes

OBRAS

Gestão investe em melhorias nas sedes das Regionais 

O ano de 2023 encerrou com a entrega, pela Gestão 2020/2022, de 13 sedes de inspetorias totalmente reformadas nas cidades de Erechim, Taquara, Santa Rosa, Alegrete, Capão da Canoa, Cruz Alta, Ijuí, Canoas, Uruguaiana, Rio Grande, São Gabriel, Bagé e Santana do Livramento, cumprindo o foco de melhorar o atendimento aos profissionais e a qualidade de trabalho dos funcionários.

 

Reeleita para mais um mandato a presidente, Eng. Amb. Nanci Walter, começou 2024 com mais obras. Já são seis regionais em processo de reformas – Santa Maria, Lajeado, Tramandaí, Santo Ângelo, Camaquã, além do terceiro andar da sede, que será todo remodelado. 

Ainda são mais nove regionais em estudo de projetos. São elas: Inspetorias de Torres, Cachoeira do Sul, Bento Gonçalves, Novo Hamburgo, Santiago, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Três Passos e Montenegro.  

Revitalização e Manutenção

As reformas visam a modernização, revitalização e preservação das instalações das Inspetorias e sede do CREA-RS, a maioria adquirida há mais de 30 anos. “Ao longo desses anos, as sedes das nossas Regionais não foram contempladas com reformas, apenas manutenções corretivas. Esse processo de modernização das instalações foi iniciado no ano de 2021”, explicam os funcionários da Gerência de Engenharia e Patrimônio, departamento responsável pelo andamento destes processos.  

Ainda de acordo com a equipe, os serviços garantirão a manutenção da integridade das unidades, resgatando sua utilidade plena, mas, principalmente, propiciando melhores condições de trabalho e bem-estar para os funcionários, profissionais, inspetores e sociedade em geral. “Os conceitos norteadores buscam a modernização e padronização das instalações e mobiliários, adequações de acessibilidade, PPCI e manutenções corretivas necessárias”, detalham. 

Projetos padrão  

As reformas visam a modernização, revitalização e preservação das instalações das Inspetorias e sede do CREA-RS, a maioria adquirida há mais de 30 anos. “Ao longo desses anos, as sedes das nossas Regionais não foram contempladas com reformas, apenas manutenções corretivas. Esse processo de modernização das instalações foi iniciado no ano de 2021”, explicam os funcionários da Gerência de Engenharia e Patrimônio, departamento responsável pelo andamento destes processos.  

3 ANDAR SEDE.png
3º ANDAR DURANTE.png
CAMAQUÃ.png
CAMAQUÃ 2.png

Os projetos foram desenvolvidos pela Gerência de Engenharia e Patrimônio no ano de 2023, em paralelo as dez reformas finalizadas no mesmo ano. “Assim como os projetos anteriores, os principais desafios estão nas peculiaridades de cada Inspetoria, considerando os diferentes estilos arquitetônicos, como edifícios térreo, edifícios com dois a quatro pavimentos, salas comerciais em condomínios ou galerias”, explicam. 

Nos projetos, buscou-se uma padronização de revestimentos, acabamentos e elementos de identidade visual na arquitetura de interiores considerando as peculiaridades de cada pré-existência, além do atendimento às legislações de acessibilidade, ergonomia e demais normas pertinentes.  

Após a assinatura do contrato com as empresas vencedoras dos certames, os desafios iniciam de forma a viabilizar a movimentação de áreas, de bens e de funcionários, minorando os transtornos causados em reformas e sem qualquer prejuízo às atividades plenas do Conselho e ao atendimento ao público externo, ressalta a equipe.   

Já na execução, consideram como principal desafio a fiscalização dos contratos, cronogramas de execução, acabamentos e execução dos serviços. “Sempre visando garantir a qualidade dos materiais utilizados e o cumprimento das exigências das normas de execução da construção civil, seguindo os melhores padrões conhecidos em serviços congêneres.” 

FISCAIS DO CONTRATO  

O papel dos fiscais dos projetos e contratos é representar o Conselho exercendo o acompanhamento e a fiscalização da execução contratual, verificando in loco se a execução do objeto do contrato ocorre conforme a especificação pré-determinada, quantitativos, seu projeto e sua boa técnica, conforme as normas e procedimentos previstos no contrato, edital e termo de referência. Agindo de forma proativa e preventiva, observar os cumprimentos pela contratadas, buscando os resultados esperados e os acabamentos nos melhores padrões conhecidos. 

Projetos padrão  

Nas reformas em andamento, cinco dos contratos firmados (Camaquã, Lajeado, Santa Maria, Santo Ângelo, Tramandaí) são contemplados a partir de termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Sistema Confea/Crea e Mútua – Prodesu, instituído pela resolução nº 1.030/2010, com recursos do convênio e contrapartida do CREA-RS.  

 

Outro ponto de destaque é o projeto da Inspetoria de Palmeira das Missões, iniciado com um estudo preliminar e orçamento pelos Inspetores, e finalizado pela Gerência de Engenharia e Patrimônio com os itens de padronização para modernização das instalações. 

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page