top of page

Bora inovar sem esquecer de valorizar?

Imagem do WhatsApp de 2024-04-17 à(s) 17.56.53_7a9990f8.jpg

Quando escolhemos a Engenharia na graduação, que são cursos muito difíceis, todos olhavam para nós com admiração. Quando nos formamos, esquecemos da importância da Engenharia, Agronomia e Geociências. Somos um dos cursos mais importantes, portanto precisamos nos valorizar mais. Retomar aquele sentimento de quando entramos na graduação.  

 

“O benefício prestado, normalmente é esquecido pelo beneficiado.” A máxima do escritor Machado de Assis pode ser aplicada às inesgotáveis melhorias proporcionadas pela área tecnológica. Moradias, ruas, abastecimento, diversão, saúde, o plantio de florestas de eucaliptos, pinus, acácia-negra, produzidos com eficiência e sustentabilidade; projeto, instalação e manutenção de elevadores, tratamento de efluentes; conhecer e prever o clima e o tempo. Estas e diversas outras facetas do cotidiano, vivenciadas no decorrer da vida de cada indivíduo, quase sempre passam despercebidas, mas revelam o quanto os profissionais do CREA-RS se fazem presentes nos detalhes mais corriqueiros do dia a dia. 

O nosso Conselho, que nos representa, precisa ser mais participativo e estar em todos os lugares que tenha como pauta a engenharia. Neste meu novo mandato vou buscar mais representatividade, principalmente, nos espaços nos quais são construídas as leis. Vem aí um CREA-RS mais protagonista. 

Inovar nas ações segue correndo nas minhas veias para esta segunda gestão. Nunca é onde. É sempre com quem. Vamos juntos aumentar o protagonismo e atuação do Conselho gaúcho em todos os segmentos da sociedade, considerando que a Engenharia, a Agronomia e as Geociências estão em nossas vidas. 

Na minha primeira gestão, transformamos os desafios da pandemia da covid-19 trazendo maior visibilidade ao Conselho em projetos para melhorar o dia a dia dos profissionais, como a liberação imediata das ARTs via pix, parcelamento da anuidade e das ARTs via cartão de crédito; acesso gratuito às normas da ABNT; cashback (anuidade zero); carteira digital profissional; reformas de 11 inspetorias; valorização das nossas entidades de classe, com o chamamento público e os editais de patrocínio, capacitação para os profissionais; Programa Mulher e maior aproximação com as instituições de ensino, como a implantação do CREA Jr. 

Além de intensificar a fiscalização, promovendo ações em diversos setores, abrangendo outras modalidades, não só a construção civil, mas rodovias, indústrias, pontes, parques de aventura e diversão, hospitais, condomínios, silos, propriedades rurais, eventos efêmeros, como shows, exposições, feiras, escolas, inspeção veicular, estádios de futebol, aterros sanitários, entre outros.

Resgatei a credibilidade desta grande máquina que é o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, perante órgão públicos e instituições, mas o mais importante é ter resgatado a valorização das nossas profissões, perante a sociedade.  

Precisamos intensificar os diálogos relevantes às profissões abrangidas pelo Sistema junto ao executivo, judiciário e legislativo. A Engenharia está em todo o lugar, então, o CREA-RS também precisa estar em todos os lugares. 

Não espero deixar um legado, mas sim uma identidade. Não espero ser a única, mas sim a primeira de muitas mulheres.  

Precisamos ser reconhecidos pelo pertencimento em fazer parte do maior Sistema profissional brasileiro. Temos muito trabalho e juntos vamos enfrentar os desafios, porque as nossas ações não são individuais, mas sim para coletivas. São nove décadas de história. 90 anos do protagonismo dos profissionais nas façanhas deste Rio Grande.  

© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.

bottom of page