Estande do CREA-RS na Expointer recebe reuniões da Coordenadoria das Inspetorias e de Zonais
A Casa do Profissional do CREA-RS, já tradicional na Expointer, recebeu o encontro dos inspetores no retorno presencial da maior feira agropecuária a céu aberto. A 45ª edição ocorreu entre 27 de agosto e 4 de setembro de 2022, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
Coordenadoria das Inspetorias
Pautas das Zonais Alto-Uruguai, Fronteira Oeste e Litoral, além do workshop das Inspetorias e apresentação da Fiscalização, estiveram nas demandas da reunião da Coordenadoria das Inspetorias que ocorreu no estande do CREA-RS na Expointer.
A presidente do Conselho, Eng. Ambiental Nanci Walter, destacou as ações realizadas durante a feira, assim como outros assuntos de interesse dos representantes das 11 Zonais do CREA-RS. A condução da reunião ficou a cargo do coordenador-adjunto das Inspetorias, Eng. Civil Milton Bittencourt.
Leitura da Carta de Caxias do Sul
MATÉRIA DE CAPA
PALAVRA DA PRESIDENTE
ARTIGOS
INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS
FÓRUM DE INFRAESTRUTURA DAS ENTIDADES DO RS
RAIO X DAS INSPETORIAS
FISCALIZAÇÃO
POR DENTRO DAS ENTIDADES
NOTÍCIAS
ENTREVISTA
MEMÓRIA
Zonais
A Casa do Profissional também foi palco da reunião das Zonais Metropolitana, Sinos e Serra. Ao dar as boas-vindas a presidente do CREA-RS destacou a presença e a possibilidade da discussão presencial sobre as demandas das inspetorias.
“É um novo tempo para reunir as principais lideranças e resgatar as boas ações. Começamos um Programa de Interiorização, no qual levamos o CREA-RS para os municípios que possuem Inspetorias. O primeiro encontro foi em Santa Maria, depois Santana do Livramento. E o próximo será em Erechim, porque temos uma Regional que comporta uma plenária do CREA-RS.
Ao nominar cada um dos inspetores e representantes de comissão presentes, a presidente Nanci destacou a importância de cada um destes profissionais. “Vocês são a extensão da Presidência nos municípios e temos que melhorar a comunicação em benefício do nosso Sistema profissional”, apontou.
Outra ação informada, foi a entrega aos candidatos às eleições de 2022 ao Governo do Estado, Senado e Legislativo, da Carta de Propostas da Engenharia, Agronomia e Geociências, chancelada pelos 27 Creas, que integram o Sistema Confea/Crea e Mútua. “Transmitimos ao vivo as visitas e conversamos sobre os projetos de cada um dos candidatos, além de nossas propostas e vontade de estabelecer este diálogo com os parlamentares pensando nas nossas profissões”, enfatizou, afirmando ainda que é um momento eleitoral e os políticos estão participando das agendas na Expointer, e o CREA-RS deve aproveitar a oportunidade para expor suas demandas.
Na pauta específica sobre ações de fiscalização, a Chefe de Núcleo de Fiscalização Alessandra Borges fez uma apresentação sobre os indicadores de controle de fiscalização, com regularização, identificação de problemas e performance fiscalizatória. “Estes dados são importantes para direcionar melhor os projetos de fiscalização em todo o Estado e estabelecer as ações necessárias para atingir os objetivos do CREA-RS”, ressaltou Alessandra, acompanhada do chefe do NPLAN Miguel Francisco Guimarães Fontana e dos supervisores Pedro Ost e Raquel Fortes.
Inspetoria de Alegrete articula legislação de Inspeção e Manutenção Predial no município
"Uma das funções do inspetor é participar da construção de políticas públicas, por isto nós, enquanto CREA-RS e Inspetoria, estamos felizes em contribuir para a implementação da Lei de Inspeção Predial em nossa cidade. ” A fala é da inspetora-chefe do Conselho em Alegrete, Eng. Civil Luana Ferreira Hohemberger, que, junto aos demais membros da diretoria da Regional, articula com a Câmara Municipal o estabelecimento da obrigatoriedade da realização dos serviços de inspeção e manutenção predial nas edificações do município.
A inspetora explica que, no caso de Alegrete, a inspeção predial obrigatória estará vinculada ao Projeto de Lei Complementar 005/2021, que institui o Plano Diretor de Desenvolvimento do Município de Alegrete (PDDM), incluído como um dispositivo ao PDDM. O trabalho se desenvolveu por meio de dois encontros com o presidente da Câmara Municipal, vereador Anilton Oliveira, casa onde está sendo discutida a nova lei.
“Na primeira reunião, em julho, alinhamos os pontos de como iríamos trabalhar, sugerindo a inclusão de dispositivo no projeto, a fim de prover segurança à sociedade e possibilidade de fiscalização pela prefeitura e pelo CREA-RS”, detalha a Engenheira. Tendo a demanda acolhida pelo legislador, em um segundo encontro, no início de agosto, o documento com a proposta para o dispositivo ao PDDM foi entregue.
“Agora é aguardamos para o Plano Diretor entrar em votação em plenário”, informa a inspetora, que também ressalta a importância em atender aos anseios da sociedade. “A criação e implantação da inspeção será um marco para a cidade de Alegrete. É muito importante o CREA-RS participar ativamente desta legislação, pois ela é uma resposta que irá trazer segurança aos moradores e visitantes da nossa cidade”.
Inspetoria de Canela/Gramado em novo endereço
Inaugurada em 2008, a Inspetoria de Canela/Gramado, sediada em Canela, está atendendo em novo endereço, na Rua Dona Carlinda n. 221. A Regional também abrange as cidades de São Francisco de Paula e Cambará do Sul, todas com destaque na área turística devido as suas belezas naturais. Junto às Inspetorias de Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Vacaria integra a Zonal Serra do CREA-RS.
São representantes do Conselho no município os inspetores Eng. Quím. Carlos Eduardo Canani, chefe; Eng. Mec. e Seg. Trab. Alisson Galvan Bellé, secretário; e Eng. Mec. Maicon Duarte Hencke, tesoureiro. No atendimento, está a funcionária administrativa Marta Paula Dorje Lama. A fiscalização é feita por aporte de agentes fiscais de outras Inspetorias próximas.
No total são mais de 500 profissionais registrados na jurisdição, com predominância para Engenharia Civil.
Inspetoria de Bagé: agendas na universidade e prefeitura do município aproximam CREA-RS da comunidade
Buscando aperfeiçoar e aproximar da comunidade a atuação do CREA-RS na região de Bagé, a Inspetoria do município realizou duas importantes ações, ambas em 29 de agosto. À tarde, a inspetora-chefe, Eng. Agr. Marta Helena Ebert Hamm Oliveira, acompanhada da representante da Engenharia Civil na Comissão Multimodal, Eng. Maíra de Moura Gonçalves, da agente fiscal Sheila Rosa de Quadros e do supervisor da Regional Gustavo Vaz.
O encontro foi para viabilizar um convênio para troca de informações de fiscalização em obras civis na cidade e na questão da inspeção veicular. Quem recebeu a equipe do CREA-RS foi o coordenador das Obras Privadas do município, Eng. Civil Volmir Oliveira Silveira, junto à servidora Pâmela Ieda, que trabalha na informatização dos expedientes da Geplan - Secretaria de Gestão Planejamento e Captação de Recursos. Oliveira destacou a importância da demanda. “É uma questão administrativa que é boa para todo mundo. Importante para a prefeitura na regularização das edificações e para o CREA-RS na questão profissional. ”
À noite, a inspetora Eng. Agr, Marta Hamm e o supervisor Gustavo Vaz participaram da aula da cadeira de Legislação Agrária e Profissional dos alunos do oitavo semestre do curso de Agronomia da Faculdade Ideau, Unidade Passo Fundo, ministrada pela professora Letícia Fátima de Azevedo.
Legislação profissional, questões de ética, funcionamento do Sistema Confea/Crea, receituário agronômico, as Câmaras Especializadas, com ênfase na de Agronomia, a carteira digital do CREA-RS, além de experiências práticas de ações fiscalizatórias estiveram entre os temas abordados.
Cerca de 30 alunos aproveitaram também para tirar dúvidas de atuação profissional e registro no Conselho. Para a professora, a vinda dos representantes do CREA-RS é uma grande oportunidade aos futuros Agrônomos para saber, com casos contados na prática, como se dá a atuação do Conselho profissional, e reforçar a responsabilidade de atuação que terão no mercado de trabalho. "Foi uma noite muito especial, pois muitas vezes temos toda a teoria, mas saber as questões na prática é muito importante para os alunos”, finalizou Letícia.
© 2022 CREA-RS. Todos os direitos reservados.