DESTAQUE DA SEMANA

olive-oil-and-olive-branch-on-the-wooden-table.jpg

MATÉRIA DE CAPA

OLIVICULTURA NO RS: UM SETOR EM ASCENSÃO

Como vemos pela citação acima, o cultivo de oliveiras no Brasil tem uma história longa, ainda assim apenas há algumas décadas a produção nacional está tomando fôlego, com o Rio Grande do Sul na liderança, responsável por 70% da produção brasileira |  LEIA MAIS

PALAVRA DA PRESIDENTE

WhatsApp Image 2022-09-23 at 13.32.57.jpeg

PALAVRA DA PRESIDENTE   

O RIO GRANDE PASSA PELO CREA-RS

O título mostra o quanto o Conselho gaúcho está sempre em campanha pelo desenvolvimento do Estado, com as atividades de nossos profissionais e empresas. E o CREA-RS precisa estar mais envolvido com todas as questões nas quais as atividades da Engenharia, Agronomia e Geociência estejam envolvidas |  LEIA MAIS

 

ARTIGOS

ENTREVISTA

Entrevista

ENTREVISTA     

ENGENHEIRA CIVIL LUCIANI SOMENSI LORENZI, COORDENADORA GERAL DO PROJETO SOBRE O ESQUELETÃO |  LEIA MAIS

CONVERSE COM O CREA-RS

WhatsApp Image 2022-09-23 at 22.08.49.jpeg

Fiscalização em energia fotovoltaica

O CREA-RS já começou a fiscalização das empresas? Já havia denunciado no ano passado algumas que ofertam serviço de energia fotovoltaica, sem possuírem registro no Conselho. Entretanto, elas continuam sem registro porque reapresentaram proposta e, ao consultar o CREA-RS, ainda não possuem registro.

Luiz Fernando de Lima

Resposta: Boa tarde, Luiz Fernando. Estamos realizando a operação Becquerel, que exige o registro e as devidas ARTs, reforçado agora pela Resolução da Aneel que fala da obrigatoriedade. Até agora estamos com quase 300 diligências sendo encaminhadas para regularização. A Nota Técnica, publicada da Aneel, recentemente, ajustou a sua Resolução 1000, trazendo mais segurança para o profissional. Os projetos a serem executados não teriam mais a salvaguarda da ART que é o que dá a segurança legal e jurídica para os projetos. Das concessionárias com atuação no RS, a RGE, já emitiu nota aos profissionais alertando da obrigatoriedade da apresentação da ART nas atividades de micro e minigeração distribuída.   

 

PLC 39/2020

Participei da reunião contra o PLC 39/2020 na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, no dia 27 de abril, e pude acompanhar e colaborar com a luta do CREA-RS nessa empreitada.  Nós profissionais devemos sempre estar atentos a essas manifestações, para assim podermos presenciar o tão solicitado apoio do CREARS aos profissionais, pois, finalmente, o Conselho tem lutado por nossos direitos!

Eng. Civil e de Seg. Trabalho Karen Particia

Carteira Profissional Digital

A carteira profissional em versão digital é o mais novo produto disponibilizado gratuitamente pelo CREA-RS aos profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências.

Marconi Jacob

Ótima iniciativa! Parabéns! / Via site

Há pouquíssima fiscalização, pelas taxas de anuidade que pagamos enquanto profissionais e empresa. Somando o valor de cada taxa de ART de cada obra projetada e executada, no mínimo teríamos que ter um Conselho muito mais presente no quesito fiscalização. Isso está igual imposto, quanto mais se paga menos retorno nós, como sociedade, temos.

Rodrigo Donzelli, via Facebook

Resposta: Prezado Rodrigo, agradecemos a sua manifestação. Vamos encaminhá-la à Fiscalização para que o serviço sempre possa ser melhorado e ampliar a nossa atuação.

Fiscalizando o exercício profissional, o CREA-RS oferece, acima de tudo, proteção tanto ao garantir o mercado de trabalho, como ao assegurar ao cidadão que os serviços, por ele contratados, possuam um responsável técnico. É neste espaço que atua a fiscalização, percorrendo quilômetros por este Estado e verificando empresas públicas e privadas, obras e reformas, receituários agrícolas e os mais diversos serviços técnicos. Exige dos profissionais a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), documento que forma o acervo de cada profissional e garante à sociedade a certeza de que aquele, que executa o serviço, está legalizado.

Presente em 417 municípios, temos 53 agentes fiscais atuando em todo o Estado. De 01 a 31 de maio, foram 191 quilômetros percorridos, com 11 mil empreendimentos fiscalizados, além das 19 ações especiais, com fiscalização intensiva.

Foram constatadas 3.586 infringências, sendo que 2.200 já regularizaram. São trabalhos diários em busca de garantir a responsabilidade técnica de profissionais com registro no CREA-RS, assegurando a segurança da sociedade.

Se quiser participar mais do Conselho, o CREA-RS realiza nos dias 21, 22 e 23 de setembro a eleição online para a escolha de inspetores que irão atuar no período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2024, assim como para a escolha dos membros de comissões. Estamos à disposição.

 
  fiscalização 
Screenshot_4.png
carrro da fiscalização.png

  Por dentro das entidades 

CDER.png

  N O T Í C I A S CREA-RS  

42127.jpg

  fórum DE infraestrutura
DAS ENTIDADES DO RS  

man-giving-a-business-presentation-using-a-high-technology-digital-pen.jpg
 inovações tecnológicas 
AdobeStock_450366365.jpeg
 MEMÓRIA 

 Raio x das inspetorias 

 
engineer-is-inspecting-his-work-building-construction-site.jpg
DATAS COMEMORATIVAS
engenheiro quimico
Engenheiro agronomo
engenheiro meteorologista
engenheiro de alimentos
engenheiro civil
engenheiro agricola
engenheiro aeronautico
engenheiro eletricista
engenheiro e tecnico de segurança do trabalho
dia do engenheiro
engenheiro avaliador e perito
engenheiro de pesca
engenheiro de produção
ASSOCIATIVIDADE 2.jpg
social-media-instagram-digital-marketing-concept-3d-rendering.jpg
front-view-of-stacked-books-and-ladders-for-education-day.jpg
6461.jpg

 São Luís, 77 | Porto Alegre | RS 
www.crea-rs.org.br
 
​ 51 3320-2100

 revista@crea-rs.org.br

  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca ícone do YouTube